Avançar para o conteúdo principal

Qual é o maior vulcão do mundo?!

Mas não estavam a fazer um projecto de História de Portugal?!


Desde Janeiro que começámos a desenvolver um projecto de História de Portugal mas tantas outras coisas têm acontecido e esta é mais uma delas. De simples conversas surgem interesses e questões. Uns pesquisam e comunicam-nas aos colegas e daqui podem surgir outras questões colocadas por outras crianças. E o processo repete-se.

Não temos todos que trabalhar em todos os projectos e não temos sempre que trabalhar no projecto de História de Portugal. Se assim fosse provavelmente era limitador... e provavelmente também não eram projectos das crianças. E provavelmente os projectos não se iam alimentando com as aprendizagens diárias que fazemos.

Funcionamos bem assim. E quando até pensamos que determinado projecto ficou por ali, eis que surge uma nova questão que nos leva a continuar a pesquisar e a estabelecer novas ligações entre os conceitos.

Já agora... sabem qual é o maior vulcão do mundo?!

Comentários

É mesmo isso. Mais do que obedecer a projectos rigidos é preciso estar atento aos interesses e necessidades da criança.
Nós também andamos um bocado introgados com os vulcões. Por isso gostávamos mesmo de saber qual é o maior vulcão do mundo.
Luz e meninos de Valejas
Joana disse…
Não, qual é? fizeram a experiência do vulcão? bjs
rute moura disse…
LUZ, MENINOS DE VALEJAS E JOANA: Há umas semanas atrás o pai de uma criança foi à sala fazer experiências sendo uma delas a do vulcão. Desde aí que as crianças vão falando e vendo um livro que temos na sala que também "tem" vulcões. As "coisas" por vezes vão "andando por ali"... nas conversas entre eles, nas suas escolhas de trabalho nas áreas e ás vezes evoluem e tomam outras formas. Foi assim que surgiu a pergunta "Qual o maior vulcão do mundo?".

Já agora aqui fica a resposta (que encontrámos na internet mas não me recordo qual o link):

"O Mauna Loa, que fica no Havaí, é o maior vulcão do mundo com 12 mil metros de altura e 100 km de diâmetro. Sua última explosão foi em 1984."
Juca disse…
Ora muito obrigada pela informação... Lá na Sala Fixe também andamos em torno dos vulcões há uns tempos atrás, para descobrir as diferenças entre o fogo e a lava.
Mas não surgiu esta pergunta... mesmo assim, acho que vão gostar de saber!

PS: Parabéns pela dinâmica dada aos projectos, que é aquela com a qual me identifico e que procuro utilizar também. Nem sempre é fácil... há muitas questões, muitos desafios, muitas dúvidas,muitas coisas para gerir.Nem sempre se consegue corresponder a tudo mas, mesmo assim, sinto que vale a pena.

Bjs, Juca e Sala Fixe
Obrigado pela informação!
Como é que íamos saber se não nos ajudassem?
Boa Páscoa
Luz e meninos de Valejas

Mensagens populares deste blogue

Mãos à Obra!!!

Quando o pai da I. esteve a explicar-nos "como se fazem casas" (post anterior) ofereceu-nos um presente! Vejam só...
Os tijolos, as telhas... tudo em miniatura mas em tijolo! O "cimento", a pá de pedreiro... É o máximo, não acham? Agora só faltava pôr "MÃOS À OBRA"! Foi o que fizémos! Depois de misturar o pó com a água ficámos com cimento e começámos a construir a nossa Quinta. Sim, é uma Quinta e tem um poço e até animais.Tijolo a tijolo a nossa Quinta vai crescendo! É preciso muito trabalho de equipa porque isto da Construção Civil é trabalho pesado!E quando quisermos "mudar de casa" basta pôr esta dentro de água e ficamos com tijolos para construir outra vez! Quando a nossa Quinta estiver pronta estão convidados para uma "visita", fica combinado!

O prazer de cuidar, ver crescer, cozinhar e partilhar

Na nossa horta nós aprendemos a prever, a planear, a observar, a regar e a cuidar, a medir, a contar, a pesquisar, a partilhar, a cooperar... 



(A semear alfaces e couves com um avô.)

(Sensibilização para proteger a horta.)

(Colheita de feijão verde e outros legumes para a nossa sopa.)

 (Cabaz da nossa horta para oferecer ao nossos amigos e parceiros educativos da Junta de Freguesia)

(As batatinhas assadas que estavam uma delícia!)
E na horta há sempre muito para fazer e aprender. E é tão bom!!! (Tão bom que até nos esquecemos de fotografar.)

Yoga e Teatro

Os Girassóis semanalmente fazem prática de Yoga Integral. Atravessamos a estrada do nosso JI e lá estamos nós, numa sala gentilmente cedida por um nosso amigo, a mergulhar no Planeta Mágico dos Animais do Yoga. 


O Yoga também faz parte do nosso quotidiano no jardim de infância, revela-se na forma como nos relacionamos com os outros e com a natureza. E agora também na nossa relação com as Artes. Após uma ida ao teatro, resolvemos fazer a nossa própria peça de teatro, criámos diálogos, escolhemos espaços, adereços e músicas. 

Criámos e recriámos as posturas que conhecemos do yoga, interpretámos pequenas sequências de movimentos de forma adequada e adequada a cada personagem e à temática. 

Estivemos a explorar o conceito de yoga-teatro. 

Convidámos os colegas das outras salas e apresentámos o nosso espetáculo. 

Brevemente iremos apresentá-lo numa sala de teatro, perto de nós. Mais um passo nesta experiência que nos leva a ter mais interesse pelo yoga, pelo teatro e a utilizar progressiv…