sábado, março 13, 2010

Qual é o maior vulcão do mundo?!

Mas não estavam a fazer um projecto de História de Portugal?!


Desde Janeiro que começámos a desenvolver um projecto de História de Portugal mas tantas outras coisas têm acontecido e esta é mais uma delas. De simples conversas surgem interesses e questões. Uns pesquisam e comunicam-nas aos colegas e daqui podem surgir outras questões colocadas por outras crianças. E o processo repete-se.

Não temos todos que trabalhar em todos os projectos e não temos sempre que trabalhar no projecto de História de Portugal. Se assim fosse provavelmente era limitador... e provavelmente também não eram projectos das crianças. E provavelmente os projectos não se iam alimentando com as aprendizagens diárias que fazemos.

Funcionamos bem assim. E quando até pensamos que determinado projecto ficou por ali, eis que surge uma nova questão que nos leva a continuar a pesquisar e a estabelecer novas ligações entre os conceitos.

Já agora... sabem qual é o maior vulcão do mundo?!

5 comentários:

Maria da Luz Borges disse...

É mesmo isso. Mais do que obedecer a projectos rigidos é preciso estar atento aos interesses e necessidades da criança.
Nós também andamos um bocado introgados com os vulcões. Por isso gostávamos mesmo de saber qual é o maior vulcão do mundo.
Luz e meninos de Valejas

Joana disse...

Não, qual é? fizeram a experiência do vulcão? bjs

rute moura disse...

LUZ, MENINOS DE VALEJAS E JOANA: Há umas semanas atrás o pai de uma criança foi à sala fazer experiências sendo uma delas a do vulcão. Desde aí que as crianças vão falando e vendo um livro que temos na sala que também "tem" vulcões. As "coisas" por vezes vão "andando por ali"... nas conversas entre eles, nas suas escolhas de trabalho nas áreas e ás vezes evoluem e tomam outras formas. Foi assim que surgiu a pergunta "Qual o maior vulcão do mundo?".

Já agora aqui fica a resposta (que encontrámos na internet mas não me recordo qual o link):

"O Mauna Loa, que fica no Havaí, é o maior vulcão do mundo com 12 mil metros de altura e 100 km de diâmetro. Sua última explosão foi em 1984."

Juca disse...

Ora muito obrigada pela informação... Lá na Sala Fixe também andamos em torno dos vulcões há uns tempos atrás, para descobrir as diferenças entre o fogo e a lava.
Mas não surgiu esta pergunta... mesmo assim, acho que vão gostar de saber!

PS: Parabéns pela dinâmica dada aos projectos, que é aquela com a qual me identifico e que procuro utilizar também. Nem sempre é fácil... há muitas questões, muitos desafios, muitas dúvidas,muitas coisas para gerir.Nem sempre se consegue corresponder a tudo mas, mesmo assim, sinto que vale a pena.

Bjs, Juca e Sala Fixe

Maria da Luz Borges disse...

Obrigado pela informação!
Como é que íamos saber se não nos ajudassem?
Boa Páscoa
Luz e meninos de Valejas