quinta-feira, novembro 30, 2006

Pirâmides de Gizé no Maravilh'Arte 21


Pirâmides de Gizé (2600 - 2500 a.C.), Egipto


As Pirâmides de Gizé, as mais antigas e únicas sobreviventes das Antigas Maravilhas do Mundo, são testemunho da perfeição na arte e no design nunca posteriormente alcançada. Foram construídas por projectistas e engenheiros unicamente para servir aos seus soberanos terrenos, e que eram também os seus deuses. Àquela altura não existia a filosofia e a sua criação não foi sequer posta em causa. As pirâmides eram a mais pura das construções, e foram concebidas para a eternidade. (Este texto foi retirado daqui).

Aqui ficam algumas impressões blogosféricas acerca desta candidata a uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo.



N'A Verdade Escondida, Fallen Angel refere:


As três pirâmides de Gizé Keóps, Quéfren e Miquerinos, foram construídas como tumbas reais para os reis Kufu (Keóps), Quéfren e Menkaure (pai, filho e neto), que dão o nome às pirâmides. A primeira delas, Keóps, foi construída há mais de 4500 anos, por volta do ano 2550 A.C.., chamada de Grande Pirâmide, a majestosa construção 147metros de altura foi a maior construção feita durante mais de quatro mil anos sendo superada apenas no final do século XIX (precisamente em 1900) com a construção da Torre Eiffel. O curioso é que as pirâmides de Gize já eram as mais antigas dentro de todas as maravilhas do mundo antigo (afinal, na época já fazia mais de dois mil anos que haviam sido construídas) e curiosamente, são justamente elas as únicas que se mantêm até hoje.


N'O Antigo Egipto, André confirma:


O Egito é conhecido pelas suas grandiosas pirâmides. No total, existem 83, mas as mais famosas são as 3 de Gizé. Essas ultimas desafiam a engenharia e arquitetura moderna e é um verdadeiro mistério para todos. Por que foram construidas? Por quem? Como? Existem muitas especulações.

Podemos encontar mais informações sobre as Pirâmides de Gizé aqui.

Este post é publicado no âmbito do concurso de desenho Maravilh'Arte 21.

1 comentário:

wednesday disse...

Apesar de no meu blog apenas ter falado sobre o castelo de Newschwanstein, de longe que posso eleger como meu sonho maior de criança o visitar as maravilhosas Pirâmides de Giza.

Visita essa que foi realizada no passado ano de 2001 (já demasiado longe).

A sensação é única. Uma forma geométrica que tem uma dimensão adicional, o tempo sobre as suas arestas! São majestosas, são uma extensão do deserto, são o fim da civilizaçõ (o Cairo ali mesmo ao lado).

Na minha votação, antes de qualquer outra das beldades, percorri logo a lista à procura das minhas pirâmides...