domingo, setembro 21, 2008

Balanço da 1ª semana no JI


Estar de novo numa sala de JI no papel de educadora de infância, e não do supervisora de prática pedagógica, foi muito bom. Não foi difícil regressar após dois anos. Trabalho no mesmo concelho onde já tinha estado e, apesar de ser um contexto diferente, sinto-me de novo em casa. Há coisas que nunca se esquecem, há outras que se vão aprendendo, muitas que se vão reflectindo e aperfeiçoando...

Sempre acreditei que a teoria devia ser posta em prática e que a prática devia ser teorizada. Só assim concebo a Educação de Infância e é com base nesta minha "crença" que tenho pautado o meu percurso profissional.


Não me parece o mais credível ou acertado uma educadora de infância que não assente a sua prática na teoria e uma coordenadora pedagógica ou uma supervisora de estágio que nunca tenha estado no directo com um grupo de crianças em jardim-de-infância e/ou creche... Não quer dizer que sejam profissionais sem qualidade, apenas a sua visão das coisas é diferente ou até mesmo algo incompleta.

Gosto de conhecer e sentir as "coisas" por "dentro" e talvez seja isso que me tem feito "intercalar" o JI/creche com a coordenação pedagógica e a supervisão de prática pedagógica. Quanto ao gosto pela investigação, esse tem estado sempre presente e espero que continue a dar frutos.

8 comentários:

Glicéria Gil disse...

Olá Rute,
Votos de um excelente trabalho e muita realização profissional. Outras experiências, outras realidades e mais enriquecimento. É bom mudar!
um abraço

Rute disse...

GLICÉRIA:
É bom mudar e aprender cada vez mais! Obrigada pelas tuas palavras de encorajamento!
beijinhos

Susy disse...

Um bom regresso ao outro lado da educação pré-escolar com muitas boas experiências!!! ;)

Vânia disse...

Olá!
Venho convidar-te a visitar o nosso blog em http://saladospinguins.kadinho.com

BJS

Pi disse...

Fico feliz por se sentir tão bem neste momento:) Desejo-lhe tudo de bom, pois uma pessoa como a Professora Rute merece um lugar no céu! Beijo

Rute disse...

SUZY: Obrigada! De certeza que vão ser experiências boas e diversificadas!!

VÂNIA: Obrigada pelo convite. Vou espreitar ;)

PI: Sinto-me bem, sem dúvida! e onde é que está o smile coradito?! Assim deixas-me envergonhada!!! Tudo de bom!!! Mereces!! Beijos

disse...

CONCORDO!!!!!!! BOM REGRESSO!

Jokas da Bé

www.educarpartilhando.blogspot.com

deep disse...

Entendo, sobretudo, que a teoria deveria nascer da prática. O problema daqueles que nos governam e daqueles que fazem as leis é precisamente fazerem teorias sem qualquer prática.

Uma boa semana. :))