... dos desabafos das alunas sobre as planificações e o tempo que demoravam a definir objectivos
... dos nervos quando lhes dizia que as ia observar essa semana
... no livro que caiu das mãos de uma delas quando me viu passar do lado de fora da janela
... da procura de um olhar aprovativo ou de uma expressão reveladora no meu rosto
Lembrei-me também de quanto foram desconfortáveis as primeiras observações que fiz como Orientadora de PP: o nervoso miudinho de estar num espaço que não é o nosso, de ter que observar e avaliar práticas.
Curiosamente ontem não estava nervosa e não deixei cair o livro que tinha na mão quando a minha avaliadora entrou e eu estava a ler uma história às crianças. Foi um misto de sensações e memórias de estagiária, orientadora de PP e educadora de infância num processo de avaliação de desempenho. O novelo inconsciente foi de tal ordem que quando estava a falar da observação, referi-me à minha colega como orientadora!!! lol
Avaliar e ser avaliado não é tarefa fácil nem simplista. É uma tarefa necessária para a promoção da qualidade em educação de infância, independentemente de concordarmos ou não com o modelo actual de avaliação. Se a avaliação for assente num espírito de partilha e aprendizagem, então gera o envolvimento e a reflexão necessários para a Qualidade. E Qualidade todos nós queremos para a nossa prática! Certo?!
1 comentário:
E verdade! Quem trabalha em certos ambientes é avaliado todos os dias. A avaliação é uma coisa normal. Mas de facto não é facil nem simplista... eu sempre detestei ser avaliada, e tenho a mesma dificuldade em avaliar...e tambem uma aprendizagem.
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