quinta-feira, março 18, 2010

Arte(s) mágica(s)



Este é mais um dos quadros de Vasarelly mas este é especial lá na sala. Desde o início do ano que as crianças abrem o livro do pintor, folheiam as páginas e param na que tem este quadro, exclamando que é uma porta mágica.

Um dia destes à hora do início do tempo lectivo da tarde, estava eu à porta da sala quando as crianças vinham a entrar com a assistente. Apeteceu-me (é mesmo este o termo) não os deixar entrar... sem antes me dizerem a palavra mágica. Responderam-me... se faz favor! (lol) Mas não era essa que eu queria... queria uma especial (a que me veio à cabeça naquela altura!). Queria a palavra mágica do Ali Baba e os 40 ladrões. Ninguém a sabia, ninguém conhecia a história. Entrámos, procurámos na biblioteca do JI e, por sorte, lá estava um livro velhinho que tinha a história. Ouviram-na com o objectivo de descobrir a tal palavra mágica. E lá estava ela: "Abre-te Sésamo!".

No dia seguinte, no momento de planeamento da manhã, volta-se a falar das produções do dia anterior (aqui) e alguém refere o quadro do Vasarelly (o do início deste post) como sendo uma porta que pode abrir com a palavra mágica "Abre-te Sésamo".

E foi o que fizemos. Dissemos Abre-te Sésamo e entrámos nesta porta mágica da imaginação. Do outro lado encontrámos:
- O mundo dos desenhos animados
- Um jardim
- Um tesouro como o do Ali Baba
- Um barco com um tesouro dos piratas
- Brinquedos
- Ouro
- Lutas
- Borboletas
- Um país
- Um campo de futebol

Abre-te Sésamo!!! E abre-se mais um mundo...

2 comentários:

Luz disse...

Se eu fosse italiana diria: "Che carina", não sei substituir a expressão por português, mas sei dizer que este post me comoveu. Obrigado por este momento!
Luz

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Abre-te Sésamo e assim se abre a sala através de um blogue.

É bom ver o que de bom, de excelente mesmo, se vai fazendo por aí.

A imaginação, a arte, os projectos, oportunidades educativas ímpares que vão desenvolvendo e que nós temos o privilégio de acompanhar.

Obrigada e parabéns!


Bjs, Juca

Descobrindo a Arquitetura no Jardim de Infância (Do Baixo Alentejo até ao Louvre)

Explorar materiais, construir conceitos e descobrir a arquitetura! Duas crianças colocavam e retiravam peças e outras por vezes caíam. Const...