quarta-feira, dezembro 01, 2010

Época Natalícia



Já chegou a azáfama. Quer queiramos quer não atinge-nos como se de uma avalanche se tratasse.

São os ensaios para a Festa de Natal com as Famílias, mais a lembrança para as crianças oferecerem, e a árvore de Natal Reciclada que não queremos deixar de fazer... ah! e a carta ao Pai Natal pois mesmo sabendo que nem sempre se "portam bem" pedem-lhe com um "se faz favor" o brinquedo desejado e agradecem antecipadamente: "obrigado".

É assim que andamos, nesta gestão desenfreada do tempo, dos desejos, do apelo ao não consumismo e ao enfatizar dos sentimentos do afecto.

O consumismo natalício é presenciado e referido nas conversas das crianças... mas porque é que é Natal?! O que é o Natal?! Pergunta muito difícil, mesmo! Temos que os ajudar a encontrar outras respostas que não incluam apenas e exclusivamente Prendas e pedidos ao Pai Natal... temos, mesmo!

2 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Olá Rute,
Tens toda a razão, para além das aparências, do "material", é necessário incutir nas crianças a preocupação pelo seu semelhante, por todos aqueles que têm menos do que elas têm a sorte de ter!
Claro que há coisas incontornáveis... mas podem sempre ser olhadas de uma outra forma, tal como fazes aqui, no jardim das cores.
Para mim é uma outra forma (muito simples e muito rica) de olhar aquilo que de melhor se faz em educação de infância.
Parabéns e continuaçãod e bom trabalho.

Bjs, Juca e Sala Fixe

Educadora Vera Ribeiro disse...

Parabens, e como voce penso que se deve dizer as crianças o que realmente é o Natal, não´são as prendas mas o amor que dedicamos quando fazemos uma prenda é que conta, além disso digo aoa meus pequeninos que o Natal é o Nascimento do Menino Jesus e que as prendas são trazidas por ele ou pelo Pai Natal que é o ajudante do Menino Jesus, pondo o Pai Natl em segundo plano, mas sem perder a sua magia, mas a bondade vem do Menino Jesus que quer partilhar as suas prendas com todas as crianças do mundo. Penso que assim conseguimos conjugar a magia do Natal com o verdadeiro Natl. Beijinhos Vera Ribeiro - Sala Laranja CIJ Sta Casa misericórdia de Oliveira do Bairro