segunda-feira, outubro 01, 2018

Greve por Tempo Indeterminado

Quando em 2006 iniciei este Jardim das Cores estava a trabalhar no Jardim de Infância de uma IPSS. Muita coisa se havia passado, mas digamos que estava "desmotivada" com uma série de acontecimentos, estava a ficar doente e deu-me a casmurrice de fazer um Blogue (numa altura em que os Blogues de Educação de Infância eram praticamente inexistentes).

(2006 - na Horta do JI)

Sempre tive a mania de fazer o que gosto e a imensa dificuldade de estar num sítio onde não me sinto bem. No entanto, nem sempre é fácil "dar a volta" e mudar de rumo. O blogue deu-me um novo alento: descrever a minha prática de trabalho e partilhá-la (de forma absolutamente anónima!).

Ora, o Jardim das Cores "abriu-me" o caminho para o que eu tanto desejava: a Mudança! E lá fui eu, a caminho de Viseu!!! Durante dois anos estive a dar aulas na Escola Superior de Educação de Viseu e a viver numa Casa Branca no meio da Serra. Na altura, decidi continuar com o Blogue e relatar a experiência. 

(2007 - num Congresso)

O Jardim das Cores só ficou meio adormecido, quando voltei à Educação de Infância, desta feita, num  Jardim de Infância Público do Ministério da Educação. Achei que não fazia sentido ser eu a escrever o blogue e a maioria dos jardins por onde passei não tinham internet na sala. Assim, o Jardim das Cores foi ficando murchinho. Vá... adormecido!

(2011 - Passeio de Final de Ano)

Poderia ter relatado tantas outras experiências que ocorreram ao longo destes 10 anos em que estive a trabalhar para o Ministério da Educação: os projetos de Teatro e de Yoga, as crianças e famílias fantásticas que conheci, as grandes dificuldades de trabalhar sozinha com 25 crianças, a incompreensão das pessoas face a uma forma de educação que se diz "alternativa" quando devia ser a vigente, ter 20 anos de serviço e estar congelada na carreira e no vencimento como se estivesse a trabalhar há apenas um ano, o desapontamento sucessivo com as acções governativas no que respeita à Educação, a luta diária para continuar a trabalhar quando todo este sistema viciado me desgastava a saúde...

(2013 - numa Festa do JI)

Tanto e tanto para relatar... e decidi simplesmente não escrever. Até que outra decisão se tornou premente: fazer Greve por Tempo Indeterminado!
Decidi que tenho direito a viver com saúde e a lutar por uma outra forma de Educação e de Vida a que alguns chamarão de "alternativa". Deixei a cidade e a educação (aquela a que o ministério da educação nos obriga) por tempo indeterminado. Muitos me dizem que se pudessem faziam o mesmo. Eu também já o disse, mas percebi que era urgente fazê-lo. É realmente um modo de vida diferente, são outras lutas mas não tolero que "apaguem" anos da minha vida, não aguento esperar mais 25 anos para fazer o que quero com a minha vida... porque esta vida é minha e sou eu que a vivo. 

(2016 - Yoga no JI)

Estou em greve! As lutas dos meus colegas são as minhas lutas, aquelas pelas quais já tanto me manifestei publicamente. Simplesmente, eu já não consigo estar a trabalhar nessas condições (mas isso, também o "sistema" não aceita). A Luta Continua!

(Agosto 2018)

3 comentários:

Maria João Azinhaes disse...

MUITO BOM amei este texto, um enorme abraço daqui até à lua.

Unknown disse...

Fico muito feliz por finalmente teres encontrado o teu caminho, fechar um ciclo não é nada fácil, mas cabe a nós mesmos ter força para deixar tudo para trás e começar de novo. Sei que a vida neste momento te vai trazer novas aventuras e fazer-te crescer mais um pouco todos os dias. Encontras-te a tua essência e ela vai te levar à felicidade plena.
Um grande beijinho de alguém que cruzou o teu caminho Sem ser por acaso, não existem coincidências🙏
Sónia

williambli92982 disse...

Good post. I learn one thing more difficult on totally different blogs everyday. It's going to all the time be stimulating to read content from other writers and apply a bit something from their store. I’d prefer to use some with the content material on my blog whether you don’t mind. Natually I’ll provide you with a hyperlink in your net blog. Thanks for sharing. online casinos for us players

Descobrindo a Arquitetura no Jardim de Infância (Do Baixo Alentejo até ao Louvre)

Explorar materiais, construir conceitos e descobrir a arquitetura! Duas crianças colocavam e retiravam peças e outras por vezes caíam. Const...