terça-feira, maio 09, 2006

Biblioteca para Criancas ou Biblioteca das Crianças?!


Hoje estive na secção infantil da Biblioteca Municipal de Oeiras. Há já algum tempo que não ía passear pelas prateleiras e ver as novidades para ler às minhas crianças de jardim de infância e, por isso, encontrei alguns títulos que me despertaram o interesse.

Estava eu, adulta de quase trinta anos e 1m 70cm de altura, junto a uma prateleira, sentada no chão, a folhear o livro Xico (da editora Kalandraca) quando uma criança de 7 ou 8 anos veio ter comigo e disse: "estás a ler esse livro? Desse vais gostar de certeza. É bom". E eu respondi-lhe: "Ainda bem que me dizes isso. Eu sou educadora de infância e estou a escolher um livro para amanhã ler às minhas crianças."

A criança levantou-se, dirigiu-se à prateleira seguinte e voltou com outro livro. "Leva este. Este é dos patinhos e quando se abre saiem as coisas." - disse a menina mostrando-me um livro a 3 dimensões, reconhecidamente destinado a crianças mais novas. Olhei o livro e vendo que estava rasgado, referi-lhe que faltava um dos patos. Então, foi à procura de um outro livro. Entretanto encontrei O Lobo Culto e perguntei-lhe se ela conhecia aquele e o que achava. Respondeu-me que aquele era um bocado estranho (portanto não era indicado).

Continuei à procura e a criança também. Perguntou-me se as minhas crianças gostavam da história da Branca de Neve. Respondi-lhe que sim e foi à procura do referido livro. Entretanto, perguntei-lhe se sabia quantos livros podia levar para casa. Respondeu-me que deviam ser 2. Como eu tinha 3 disse-lhe que tinha que ir escolher. Disse-me que se calhar podia levar os que quisesse. Fui perguntar à bibliotecária. Afinal podia levar 5. Óptimo! A criança voltou então às suas leituras.

Num espaço reconhecidamente destinado às crianças eu era a pessoa adulta que precisava da orientação de alguém que reconhece o espaço da biblioteca como seu e para quem os livros desvendam segredos à medida que se cresce com eles. Não podia ter tido melhor guia.

3 comentários:

Anónimo disse...

Este texto está fabuloso:)

Rute de Moura disse...

Oi! Que bom encontrar-te aqui. Adorei este meu encontro na biblioteca e não podia deixar de partilhá-lo.

Anónimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

Pelos recreios do Alentejo também se anda à azeitona

  E as árvores também são casas e abrigos de brincadeiras! E há estradas e quintas com tratores e, claro,... touradas e pegas de touros. Ass...