Avançar para o conteúdo principal

Plano Nacional de Leitura

Já foi apresentado o Plano Nacional de Leitura e hoje tive oportunidade de assistir à sua apresentação no Auditório da Feira do Livro de Lisboa. Isabel Alçada (Comissária do Plano Nacional de Leitura) e Teresa Calçada (vice-comissária do Plano) explicaram o que se pretende com este Plano e como vai funcionar e ser avaliado já a partir de Junho.

O Relatório Síntese do Plano está disponível no site da Rede das Bibliotecas Escolares. No site Alcameh ou Lezíria poderá encontrar mais informações adicionais.

Comentários

Araj disse…
Mas há alguém que acredite neste plano? Eu não acredito...
Este plano, como tantos outros, serve apenas um pequeno números de pessoas…vai-lhes permitir ganhar uns tostes à custa do zé...
Contudo… poder ser que…
Como Tomé… ver para crer.
deep disse…
É um facto que é preciso criar hábitos de leitura nas nossas crianças, mas também é verdade que, nalguns casos, o gosto se adquire antes de se saber ler, com o contacto com o livro enquanto objecto e com a leitura feita pelos pais ou por outras pessoas.
Quando eu era miúda, quase não havia livros em minha casa, os meus pais não tinham o hábito de ler e também não havia planos de leitura, o que é certo é que, talvez por me ter inscritocom oito anos na biblioteca da Gulbenkian, que ficava a dois passos de casa, ganhei o gosto pelos livros. Do meu exemplo, depreendo que não é muito fácil descobrir o que desperta numa criança o gosto de ler e, tal como o Araj, estou um pouco céptica relativamente a esse Plano Nacional de Leitura... estamos cá pra ver.
Tem uma boa semana.
Passando rapidamente só para desejar bom dia...

Beijo!!!
Cris
Rute disse…
Araj

Vamos esperar e ver o que vai dar. Este plano pouco acrescenta ao que já se vai fazendo no jardim de infância (pelo menos na minha realidade). Penso que o mesmo se vai passando nos restantes níveis de ensino um pouco por todo o país.

Tem uma coisa de bom: pelo menos está escrito. Temos a mania de fazer as coisas e de não as fundamentar teóricamente ou de não a registar.

Vamos ver o que vai dar.

Beijinhos
Rute disse…
deep

É verdade que muitas vezes é difícil descobrir o que desperta a criança para a leitura mas acho que ainda mais difícil é fazê-la não perder o gosto pela leitura porque existem tentas coisas igualmente boas para fazer...

Que bom teres ganho gosto pela leitura através da biblioteca. Sabes a tese do meu mestrado está relacionada com a infância e este despertar para a leitura...

Ai! Que nunca mais acabo a tese! Na realidade está mesmo parada!!!

Beijos
Rute disse…
Cris

Que bom teres passado por cá. Uma semana cheia de coisas boas pra ti.

Beijo
Letrinha disse…
olá,
pois EU ACHO QUE ISTO DO PLANO DE LEITURA SERVE APENAS PARA OBRIGAR OS PROFS. A PASSAREM AS 35 HORAS NA ESCOLAS E, PARA UNS QUANTOS QUE ANDAM, PELO PAÍS INTEIRO, A VENDEREM A MESMA ACÇÃO DE fORMAÇÃO GANHAREM MAIS UNS COBRES.
Não sei onde é que vamos parar com este tipo de formadores que, muito armados em doutores, vão vendendo um patuá que não é mais que teoria. Eu gostava era de os ver na prática!

Mensagens populares deste blogue

Mãos à Obra!!!

Quando o pai da I. esteve a explicar-nos "como se fazem casas" (post anterior) ofereceu-nos um presente! Vejam só...
Os tijolos, as telhas... tudo em miniatura mas em tijolo! O "cimento", a pá de pedreiro... É o máximo, não acham? Agora só faltava pôr "MÃOS À OBRA"! Foi o que fizémos! Depois de misturar o pó com a água ficámos com cimento e começámos a construir a nossa Quinta. Sim, é uma Quinta e tem um poço e até animais.Tijolo a tijolo a nossa Quinta vai crescendo! É preciso muito trabalho de equipa porque isto da Construção Civil é trabalho pesado!E quando quisermos "mudar de casa" basta pôr esta dentro de água e ficamos com tijolos para construir outra vez! Quando a nossa Quinta estiver pronta estão convidados para uma "visita", fica combinado!

O prazer de cuidar, ver crescer, cozinhar e partilhar

Na nossa horta nós aprendemos a prever, a planear, a observar, a regar e a cuidar, a medir, a contar, a pesquisar, a partilhar, a cooperar... 



(A semear alfaces e couves com um avô.)

(Sensibilização para proteger a horta.)

(Colheita de feijão verde e outros legumes para a nossa sopa.)

 (Cabaz da nossa horta para oferecer ao nossos amigos e parceiros educativos da Junta de Freguesia)

(As batatinhas assadas que estavam uma delícia!)
E na horta há sempre muito para fazer e aprender. E é tão bom!!! (Tão bom que até nos esquecemos de fotografar.)

Yoga e Teatro

Os Girassóis semanalmente fazem prática de Yoga Integral. Atravessamos a estrada do nosso JI e lá estamos nós, numa sala gentilmente cedida por um nosso amigo, a mergulhar no Planeta Mágico dos Animais do Yoga. 


O Yoga também faz parte do nosso quotidiano no jardim de infância, revela-se na forma como nos relacionamos com os outros e com a natureza. E agora também na nossa relação com as Artes. Após uma ida ao teatro, resolvemos fazer a nossa própria peça de teatro, criámos diálogos, escolhemos espaços, adereços e músicas. 

Criámos e recriámos as posturas que conhecemos do yoga, interpretámos pequenas sequências de movimentos de forma adequada e adequada a cada personagem e à temática. 

Estivemos a explorar o conceito de yoga-teatro. 

Convidámos os colegas das outras salas e apresentámos o nosso espetáculo. 

Brevemente iremos apresentá-lo numa sala de teatro, perto de nós. Mais um passo nesta experiência que nos leva a ter mais interesse pelo yoga, pelo teatro e a utilizar progressiv…