São disponibilizados vários textos organizados em módulos que merecem uma leitura (que não tive muito tempo para fazer). Para já ficam estas dicas que me parecem ser úteis...
"O bom professor é aquele que procura conhecer e adaptar sua ação aos Estilos de Aprender de seus alunos. Porém, eu penso que há vários elementos comuns que podem ser identificados em qualquer bom professor, e que podem ser resumidos na seguinte lista de metas:
Comunique-se com eficiência: Dizer algo que é verdade ou correto e que foi fácil para você entender, não significa que seus estudantes entenderão isso também. (...)
Ajude seus estudantes a aperfeiçoar suas habilidades analíticas: É melhor ajudá-los a resolver um problema difícil do que resolvê-lo completamente para eles. Embora no principio leve mais tempo , na próxima vez que eles encontrarem um problema semelhante eles poderão resolvê-lo. Esse método chama-se APRENDIZAGEM ATIVA e é um dos métodos para se chegar ao APRENDER A APRENDER.
Encoraje a criatividade de seus estudantes: Até estudantes que freqüentam cursos de matemática de nível médio podem ser muito criativos se receberem a oportunidade. (...)
Mostre a seus estudantes como se comunicar com eficiência: Estando aptos a escrever coerentemente (e a expressar-se oralmente com eficiência) significa que eles realmente entenderam o assunto, e isso poderia ser a diferença entre "quase entender" e dominar o mesmo assunto.
Estimule o interesse e o prazer de seus estudantes pela matemática: Se você está ensinando um curso que tenha de usar matemática ou estatística evite força-los a decorar formulas mas faça-os compreende-las. Aprender a utilidade e aplicações de formulas é mais importante que saber usa-las mecanicamente.
Promova interação entre estudantes: Ser capaz de trabalhar com outras pessoas é uma habilidade muito importante no mundo moderno, e também os ajudará a ser mais produtivos em sua classe.
Seja um avaliador justo: Muitos estudantes são profundamente preocupados com as notas (avaliações) que recebem. Explique claramente a seus estudantes o que é necessário para obter boas notas em sua classe, e não deixe parecer que é mais difícil ou mais fácil do que realmente é. Professor que tem prazer em reprovar alunos não é educador. É terrorista.
Entretenha seus estudantes: É mais fácil interagir com alguém que está de bom humor. Procure tornar suas aulas num ambiente agradável. Aprenda com sua experiência: se algo foi particularmente bem (ou mal), pergunte a si próprio qual foi a razão. Há muitas coisas que nossos estudantes podem-nos ensinar, até mesmo quando não estão conscientes disso.
Goste de ensinar: Afinal de contas, você está fazendo algo que gosta. Se divirta ensinando, e deixe isso transparecer! Ensinar é divertido - ou deveria ser. Professores têm o poder para entediar seus estudantes às lágrimas ou fazer suas vidas mais divertidas, ricas, e reflexivas. Quando isso acontece com os estudantes, o professor também nunca estará entediado."
5 comentários:
Bem, quando me lembro dos professores que tive... contam-se pelos dedos os que se enquadravam neste perfil. Na altura eles não tinham qualquer preparação pedagógica o que explica isso, em parte. Já deixei a universidade há alguns anos, mas penso que nas áreas técnicas isso não se alterou.
Um bom professor não se esquece!
Beijos
Olá, Rute... Retribuindo a visita, não podia ficar em silêncio, que vou levar esta referência :))
Belo sítio este, tem umas fotos espantosas lá mais para «baixo» :))
Espero que consigas reunir todas estas qualidades e ser uma boa professora aí em Lamego.
Beijinhos
Lília.
Gostei de saber as qualidades de um professor universitário. Vá-se lá saber porquê!?...
Ser professor exige uma aprendizagem diária.
Bom fim de semana.
Bem eu talvez venha a ser professor...po ano com a licenciatura veremos mas gostava de experimentar o ensino...obrigado pelas dicas
Enviar um comentário