... chega-se à zona mais alta da cidade de Lamego: o Castelo.
E como ainda não é verão, não se pode visitar o seu interior... por isso fico cá fora a admirar a paisagem e a relembrar uma das lendas de princesas mouras deste local.
E reza a lenda...
"Nos tempos idos das guerras entre Mouros e Cristãos, viveu no Castelo de Lamego um Rei Mouro de nome Alboacém, pai de uma linda princesa de nome Ardínia. A sua beleza era tal que desde logo seduziu o capitão Tedon, quando um dia, disfarçado, veio a Lamego. Tedon era um cavaleiro cristão, bisneto do Rei de Leão, D. Ramiro II.
O primeiro encontro entre Tedon e Ardínia acontece no laranjal do castelo numa bela noite de luar. Com o suceder dos disfarçados encontros, a paixão entre os dois jovens aumentou rapidamente.
Um dia os jovens apaixonados decidem fugir para o convento de S. Pedro das Águias, onde o Abade Gelásio os casou. Porém o pai da princesa, ao sentir-se atraiçoado, procurou-a por toda a parte, vindo mais tarde a encontrá-la refugiada no tal convento. Sem dó nem piedade foi pessoalmente ao esconderijo da filha e ali mesmo a matou.
Diz-se hoje que nos Invernos em que o Castelo se envolve em nevoeiro, a alma da princesa Ardínia paira sobre o mesmo..."
(e agora tenho mais um motivo para aguardar o verão)
4 comentários:
essas imagens trouxeram saudade.... saudade do castelo da minha terra!! :D
Boa semana
Temos de lá ir! Com os rangers!!!
LOOOOOOL
:D
Os castelos têm sempre alguma magia não é IVO? A próxima vez que fores à tua terra não deixes de visitar o castelo e mata essas saudades!!!
Vamos lá MOIKA, com ou sem rangers!!! :P
Eh, Eh!!!
Vivi na casa verde do Castelo!!!
Ai as loucuras do 1º ano!!!
ganda vida.. quem me dera!!
=^.^= tarina
Enviar um comentário