Num diálogo com a M. (5 anos) sobre o que significava "o irmão estar a fazer uma prova" tentei explicar que na escola (1º ciclo) a professora ensina e que depois os meninos têm que escrever para a professora saber o que eles aprenderam. Foi a melhor forma de explicar que consegui encontrar no momento e enquanto o meu pensamento se centrava em: i) a qualidade da minha resposta; ii) o sistema de avaliação do 1º ceb; iii) o significado da avaliação para as crianças (1ºciclo e pré-escolar), o comentário da M. sobre o "ensino" não se fez esperar.
"a professora ensina?! A professora escreve no quadro e apaga!!"
E fiquei com mais uma questão para reflectir... e vontade de conhecer as concepções destas crianças sobre o processo de ensino-aprendizagem.
3 comentários:
Esta estória faz-me mais uma vez pensar que uma das questões mais importantes da educação, do diálogo e do ensino é a continuidade. E para que numa próxima conversa ou num outro momento possas dizer à M., isto é como ensinar, ou isto é como uma prova, ou outra coisa qualquer. E que esse diálogo não acabe!
Bjs
JOANA: Também espero que a este diálogo se sigam muitos outros!! E outras experiências!
Passo apenas para desejar Festas Felizes. :)
Enviar um comentário