Avançar para o conteúdo principal

Diário da Conferência Nacional de Educação de Infância

A Ministra da Educação esteve presente na abertura e anunciou que o Plano Nacional de Leitura vai ser alargado ao pré-escolar no próximo ano lectivo e divulgou o projecto “Crescer e Ler”, a desenvolver nos centros de saúde e hospitais pediátricos. Ver notícia no Público.


A ministra referiu ainda que "o governo pretende proporcionar às famílias mais carenciadas a frequência gratuita de um ano de pré-escolar". Ver notícia no Público.

Comentários

Read for the Record 2009 a 8 de Outubro


Read for the Record é uma iniciativa internacional que visa sensibilizar para a importância da educação pré-escolar e da literacia.

Todos os anos, a Jumpstart, uma organização Norte-Americana sem fins lucrativos, patrocina este evento na tentativa de quebrar o recorde do Guinness Book of Records como o maior evento de leitura partilhada de sempre, ao incentivar pessoas de todo o mundo e de todas as idades a ler o mesmo livro no mesmo dia.

Este ano, o livro escolhido foi “A Lagartinha Muito Comilona” de Eric Carle, um clássico que comemorou os seus 40 anos no passado dia 20 de Março de 2009, agora em nova edição da Kalandraka, com tradução de Ana Aires e Isabelle Buratti.

A FasTracKids Int. apoia e promove esta iniciativa em todas as suas localizações nos cerca de 50 países em que se encontra.

Vão a www.readfortherecord.org e participem!

Mensagens populares deste blogue

Mãos à Obra!!!

Quando o pai da I. esteve a explicar-nos "como se fazem casas" (post anterior) ofereceu-nos um presente! Vejam só...
Os tijolos, as telhas... tudo em miniatura mas em tijolo! O "cimento", a pá de pedreiro... É o máximo, não acham? Agora só faltava pôr "MÃOS À OBRA"! Foi o que fizémos! Depois de misturar o pó com a água ficámos com cimento e começámos a construir a nossa Quinta. Sim, é uma Quinta e tem um poço e até animais.Tijolo a tijolo a nossa Quinta vai crescendo! É preciso muito trabalho de equipa porque isto da Construção Civil é trabalho pesado!E quando quisermos "mudar de casa" basta pôr esta dentro de água e ficamos com tijolos para construir outra vez! Quando a nossa Quinta estiver pronta estão convidados para uma "visita", fica combinado!

O prazer de cuidar, ver crescer, cozinhar e partilhar

Na nossa horta nós aprendemos a prever, a planear, a observar, a regar e a cuidar, a medir, a contar, a pesquisar, a partilhar, a cooperar... 



(A semear alfaces e couves com um avô.)

(Sensibilização para proteger a horta.)

(Colheita de feijão verde e outros legumes para a nossa sopa.)

 (Cabaz da nossa horta para oferecer ao nossos amigos e parceiros educativos da Junta de Freguesia)

(As batatinhas assadas que estavam uma delícia!)
E na horta há sempre muito para fazer e aprender. E é tão bom!!! (Tão bom que até nos esquecemos de fotografar.)

Coisas de Crescidos...

Temporariamente em modo de "crescida" e afastada do jardim... mas não por muito tempo! Até já.