sábado, setembro 19, 2009

Crianças fóbicas e egoístas?!...


"são muitas as informações e regras que pais e professores estão a dar aos mais pequenos para prevenir a gripe A, mas não estarão pais e professores, a educar crianças fóbicas e egoístas?"

É esta a pergunta de fundo do artigo do Público que pode ler na íntegra aqui.

Pais, professores, psicólogos e pediatras estão preocupados com a gripe A e com a educação das crianças. No artigo do Público há opiniões diversas que vale a pena conhecer para melhor agir e mensagens que são importantes reter.

Para nós educadores de infância que nos preocupamos e enfrentamos diariamente todas estas questões, José Morgado diz:
"é importante que as crianças compreendam os riscos da gripe A (...) Mas também são importantes as experiências que o pré-escolar proporciona como a descoberta dos materiais, a partilha ou a cooperação entre os mais pequenos (...) tudo coisas que devem, nos próximos tempos, evitar".

Por sua vez, Helena Marujo indica-nos que devemos ensinar os cuidados com a Gripe A com a "naturalidade de quem ensina a lavar os dentes".

E Mário Cordeiro não nos deixa esquecer que:
"Os miúdos devem continuar a ser crianças. Os adultos é que têm de as ensinar e manter os brinquedos limpos."

E como tudo na vida é preciso bom senso! Aqui estão todos de acordo: o importante é agir com bom senso, em casa e nas escolas, sem desvalorizar que se trata de uma pandemia.


Este post também foi publicado no Jardins Saudáveis

2 comentários:

Lenita disse...

Olá Rute,
o artigo é realmente muito bom, devemos estar atentos e alerta para que os estragos não sejam maiores do que aqueles que podem ser causados pela gripe A. Segundo pesquisas este virús foi descoberto no Vietname há 9 anos, desde então para cá morreram 100 pessoas em todo o mundo. Considero que devemos ser críticos em relação a este negócio do medo!

rute moura disse...

LENITA: Concordo. Há que estar atentos e não perder o sentido crítico e analítico. Obrigada pela visita