domingo, outubro 25, 2009

Os projectos individuais

Os esboços de pequenos projectos individuais começam a surgir. Ideias que surgem associadas a outras experiências já vividas pelas crianças em casa, em outros jardins de infância ou até mesmo já este ano lectivo contribuem para a experiência de concretizar o que se planeia.

A A. já havia trazido um fantoche de papel que tinha feito com o pai. A S. adora desenhar e recortar e criar. Um dia desta semana uma delas lembrou-se de fazer fantoches como o da A. e a outra também quis fazer. Quando dei por isso já estavam a desenhar e a recortar.

Mas tinham alguns problemas: como fazer para as figuras ficarem presas nos dedos, como segurar em tantas figuras (incluindo o céu, o sol, etc), escrever o título do teatro com um código reconhecido pelo adulto... E o meu contributo foi a esse nível: apoiar a estruturar o pensamento e encontrar soluções, escrever as histórias que contavam, segurar no cenário improvisado, colocar a música final escolhida...



Agora é provável que construamos um fantocheiro porque a estante dos livros não é o mais indicado mas foi a solução por elas encontrada para a mostra de teatro ao grupo.

3 comentários:

Anónimo disse...

É tão bom saber que se pode e consegue trabalhar assim...
Beijinhos

Anónimo disse...

Aqui sim, podemos dizer "coisas simples fazem as crianças felizes". Lol
Arminda

Juca disse...

É aasim que se começa a ser capaz de escolher o que se quer fazer, planear, seleccionar materiais, resolver problemas, e, no final, partilhar com os amigos!

É isso mesmo, parabéns!