Avançar para o conteúdo principal

As Comunicações


Comunicar aprendizagens e descobertas tem sido um desafio colocado às crianças ao longo do ano lectivo. Tem sido bom ver como se libertam do receio de se exporem perante os outros.

As comunicações mais simples foram evoluindo para outras mais complexas e estruturadas. O meu papel de suporte afectivo, foi assumindo características mais desafiadoras e promotoras de crescente pesquisa e reflexão. Neste momento são as próprias crianças que já assumem este papel: apoiam e incentivam os mais inseguros e estimulam os outros, questionando e fazendo sugestões com pertinência.

E eu "recuo" neste campo onde já não sou tão necessária e "ataco" mais noutro. Agora estamos a tentar estar mais atentos aos aspectos "formais" das comunicações: planear o que dizemos, articular bem as palavras, falar de  forma clara e audível. Estão tão crescidos!


Comentários

E é tão bom vê-los crescer!
Luz
Joana disse…
E uma aprendizagem muito dificil e importante!

Mensagens populares deste blogue

Mãos à Obra!!!

Quando o pai da I. esteve a explicar-nos "como se fazem casas" (post anterior) ofereceu-nos um presente! Vejam só...
Os tijolos, as telhas... tudo em miniatura mas em tijolo! O "cimento", a pá de pedreiro... É o máximo, não acham? Agora só faltava pôr "MÃOS À OBRA"! Foi o que fizémos! Depois de misturar o pó com a água ficámos com cimento e começámos a construir a nossa Quinta. Sim, é uma Quinta e tem um poço e até animais.Tijolo a tijolo a nossa Quinta vai crescendo! É preciso muito trabalho de equipa porque isto da Construção Civil é trabalho pesado!E quando quisermos "mudar de casa" basta pôr esta dentro de água e ficamos com tijolos para construir outra vez! Quando a nossa Quinta estiver pronta estão convidados para uma "visita", fica combinado!

O prazer de cuidar, ver crescer, cozinhar e partilhar

Na nossa horta nós aprendemos a prever, a planear, a observar, a regar e a cuidar, a medir, a contar, a pesquisar, a partilhar, a cooperar... 



(A semear alfaces e couves com um avô.)

(Sensibilização para proteger a horta.)

(Colheita de feijão verde e outros legumes para a nossa sopa.)

 (Cabaz da nossa horta para oferecer ao nossos amigos e parceiros educativos da Junta de Freguesia)

(As batatinhas assadas que estavam uma delícia!)
E na horta há sempre muito para fazer e aprender. E é tão bom!!! (Tão bom que até nos esquecemos de fotografar.)

Coisas de Crescidos...

Temporariamente em modo de "crescida" e afastada do jardim... mas não por muito tempo! Até já.