Avançar para o conteúdo principal

O que andamos a fazer?


Nas últimas semanas entrámos numa fase em que as crianças envolveram-se em projectos de carácter mais individual na área da expressão plástica ou construções. Vão aos livros de expressão plástica e de arte escolher o que querem fazer ou apenas tirar algumas ideias, procuram os materiais necessários ou substituem-nos por outros e concretizam o que idealizaram. Os carros, os aviões e os robots com múltiplas funções surgem diariamente e as suas funções e usabilidade são amplamente discutidas nas comunicações.


Os insectos "entraram" na nossa sala... primeiro foram as abelhas que,  por causa de uma história colaborativa de uma borboleta que espreitava numa colmeia, nos levaram a precisar de saber mais sobre elas. As borboletas, as vespas, os bichos da seda (que estão mesmo na sala), as formigas, o bicho de conta... vieram todos atrás e formámos grupos de pesquisa de acordo com os interesses de cada um.


Andamos sempre atarefados e envolvidos em tantas coisas... mas sinto que todos aproveitamos ao máximo e já não sabemos estar noutro ritmo.


Comentários

Fantástico o teu trabalho, Rute. Aprendo sempre contigo!
Um abraço
Luz

Mensagens populares deste blogue

Mãos à Obra!!!

Quando o pai da I. esteve a explicar-nos "como se fazem casas" (post anterior) ofereceu-nos um presente! Vejam só...
Os tijolos, as telhas... tudo em miniatura mas em tijolo! O "cimento", a pá de pedreiro... É o máximo, não acham? Agora só faltava pôr "MÃOS À OBRA"! Foi o que fizémos! Depois de misturar o pó com a água ficámos com cimento e começámos a construir a nossa Quinta. Sim, é uma Quinta e tem um poço e até animais.Tijolo a tijolo a nossa Quinta vai crescendo! É preciso muito trabalho de equipa porque isto da Construção Civil é trabalho pesado!E quando quisermos "mudar de casa" basta pôr esta dentro de água e ficamos com tijolos para construir outra vez! Quando a nossa Quinta estiver pronta estão convidados para uma "visita", fica combinado!

O prazer de cuidar, ver crescer, cozinhar e partilhar

Na nossa horta nós aprendemos a prever, a planear, a observar, a regar e a cuidar, a medir, a contar, a pesquisar, a partilhar, a cooperar... 



(A semear alfaces e couves com um avô.)

(Sensibilização para proteger a horta.)

(Colheita de feijão verde e outros legumes para a nossa sopa.)

 (Cabaz da nossa horta para oferecer ao nossos amigos e parceiros educativos da Junta de Freguesia)

(As batatinhas assadas que estavam uma delícia!)
E na horta há sempre muito para fazer e aprender. E é tão bom!!! (Tão bom que até nos esquecemos de fotografar.)

Coisas de Crescidos...

Temporariamente em modo de "crescida" e afastada do jardim... mas não por muito tempo! Até já.