domingo, setembro 18, 2016

O que se esconde para lá da porta (ainda) branca

Entre dias repletos de  reuniões e outros preparativos burocráticos para dar início ao ano letivo, lá houve alguns momentos destinados à preparação da sala para receber as nossas crianças. O ambiente educativo vai sendo construído e (re)criado ao longo do ano, com e para as crianças, mas a primeira vez que se entra na sala é, de certo, um momento único e que merece a nossa atenção.

Para os que entram pela primeira vez, é o desvendar do mistério do que se esconde para lá da porta (ainda) branca. Para os que regressam, é o desejo de reencontrar a magia e realizar novas experiências.

Para todos, é descobrir que alguém os espera e que fizeram preparativos para os receber. Para mim, é como receber o mais ilustre convidado num espaço que vai passar a ser nosso e que nele queremos viver as mais fabulosas aventuras. Por isso, preparo tudo para que se sintam bem quando chegam e para que possamos tornar este espaço, o nosso espaço.

A nossa sala esteve assim:


Depois ficou assim:




Agora, está pronta para começar a ser organizada e vivida com as crianças.

Sem comentários:

Descobrindo a Arquitetura no Jardim de Infância (Do Baixo Alentejo até ao Louvre)

Explorar materiais, construir conceitos e descobrir a arquitetura! Duas crianças colocavam e retiravam peças e outras por vezes caíam. Const...