As crianças entrecruzam conhecimentos e vivências de diferentes contextos, construindo a sua visão do mundo. São sensíveis à Arte, de uma forma muito peculiar, são sinceras e criativas na sua forma de se expressar.
Nestes últimos dias temos estado a preparar uma recepção ao ilustrador André Letria que vem ao nosso jardim de infância amanhã dia 5 de Maio e, simultâneamente, estamos a iniciar um projecto sobre o pintor Kandinsky. As crianças conhecem o livro "O Capuchinho Cinzento" ilustrado pelo André Letria e também conhecem alguns quadros de Kandinsky que estão num livro da biblioteca da nossa sala.
Desta forma, ao reflectirem sobre como seria o André Letria, uma criança referiu: "O André Letria gosta de pintar como o Kandinsky". As outras crianças concordaram mas... "o Kandinsky pinta quadros e o André Letria pinta livros", acrescentou uma outra.
Não sei se existe alguma ligação entre a forma de pintar de ambos, deixo isso para os especialistas na matéria. Todavia é interessante constatar que crianças entre os 3 e os 6 anos de idade são sensíveis às ilustrações dos livros, à pintura, à Arte... e que a ilustração dos livros para crianças têm uma qualidade e uma aceitação cada vez maior, não sendo apenas subsidiária do texto.
3 comentários:
Sugestão de outro blog:
http://lengalengas.blogspot.com/
olá rita!
Que bom ter-te por cá. Obrigada pela sugestão, vem mesmo a calhar. O blog está interessante só é pena não estar actualizado.
Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»
Enviar um comentário