Avançar para o conteúdo principal

Os Blogs e a aprendizagem cooperativa


As potencialidades educativas dos blogs são múltiplas e variadas, podendo estes constituirem-se como comunidade de partilha de experiências culturais da vida de um profissional de educação, de um grupo de alunos ou de um grupo de professores.

Foi neste sentido que lançámos às nossas alunas o desafio de criarem blogs em que relatassem as suas experiências, dúvidas, actividades com as crianças e projectos. As alunas aceitaram o desafio e lá se lançaram à descoberta.

Cada blog serve de meio de comunicação com a orientadora de estágio (eu e a maria) e tem, por enquanto, um nível de privacidade elevado. No entanto, a rede de comentadores foi também alargada às restantes alunas e a alguns comentadores externos, profissionais na área da educação de infância.

Se mais alguém quiser candidatar-se a "comentador externo" deixe um comentário para que, juntamente com as alunas, possamos decidir.

Posso desde já adiantar que, até agora, não foi preciso "ralhar" muito, nem pôr de castigo, nem puxar orelhas.... até porque essas medidas não são nada pedagógicas!!! Prefiro críticar de uma forma construtiva, dar sugestões, abrir horizontes... espreitem aqui o nosso blog de prática pedagógica.

Comentários

Fatima Vinagre disse…
A ideia é bastante interessante.
Já agora como é que vocês fazem para ter o blog protegido? Bj
Sapito disse…
Ideia fantástica!! Já experimentei fazer algo parecido com um dos meus grupos, mas as dificuldades em aceder aos computadores em salas externas têm demonstrado ser um entrave.. :(

Bj
pitanga disse…
Rute, te quero Hoje no Pitanga. É uma festa para os íntimos.
beijos
Rute disse…
Fátima:

Estamos no Wordpress que permite criar blogs privados, só se pode aceder mediante registo autorizado.

Sapito:

Esse é realmente um aspecto condicionador. No entanto, as alunas têm fácil acesso à internet aqui na ESE.

Pitanga:

Lá estarei!
pitanga disse…
Rute, minha querida, vais perder a festa. Postaste no lugar errado.
beijos
pitanga disse…
Rute, perdoe se não entendi logo de pronto. Só agora cheguei à casa e vi as mensagens dos amigos.
beijos de
Mila Pitanga Reis Doce

Mensagens populares deste blogue

Mãos à Obra!!!

Quando o pai da I. esteve a explicar-nos "como se fazem casas" (post anterior) ofereceu-nos um presente! Vejam só...
Os tijolos, as telhas... tudo em miniatura mas em tijolo! O "cimento", a pá de pedreiro... É o máximo, não acham? Agora só faltava pôr "MÃOS À OBRA"! Foi o que fizémos! Depois de misturar o pó com a água ficámos com cimento e começámos a construir a nossa Quinta. Sim, é uma Quinta e tem um poço e até animais.Tijolo a tijolo a nossa Quinta vai crescendo! É preciso muito trabalho de equipa porque isto da Construção Civil é trabalho pesado!E quando quisermos "mudar de casa" basta pôr esta dentro de água e ficamos com tijolos para construir outra vez! Quando a nossa Quinta estiver pronta estão convidados para uma "visita", fica combinado!

Coisas de Crescidos...

Temporariamente em modo de "crescida" e afastada do jardim... mas não por muito tempo! Até já.

Dêem voz às crianças

Um artigo muito interessante, de leitura breve e bem actual.

The Disturbing Transformation of Kindergarten