segunda-feira, dezembro 04, 2006

Taj Mahal no Maravilh'Arte 21


Taj Mahal (1630 d.C.) Agra, Índia

Este imenso mausoléu foi construído por ordem do Xá Jahan, o quinto imperador mogul muçulmano, em memória da sua falecida e adorada esposa. Construído em mármore branco e rodeado de maravilhosos e elaborados jardins, o Taj Mahal é considerado uma das mais perfeitas jóias da arte muçulmana na Índia. O imperador acabou por ser preso e, segundo se conta, só conseguia então ver o Taj Mahal a partir da pequena janela da sua cela. (Este texto foi retirado daqui).

A construção do palácio começou no fim de uma linda história de amor. O príncipe persa Shah Jahan era muito poderoso e namoradeiro. Tinha um harém com mais de trezentas moças à sua disposição. Em cada noite ele escolhia uma mulher diferente para namorar.


Aos 21 anos, Shah Jahan apaixonou-se por uma dessas namoradas, chamada Arjumand Begum. De uma hora para outra, nenhuma de suas trezentas namoradas o fazia feliz. O príncipe não queria saber de mais ninguém. Shah Jahan e a bela Arjumand casaram-se e tiveram 13 filhos! Mas um acontecimento trágico pôs fim a essa história de amor, e deu origem a um dos mais lindos palácios do mundo... Para saber como, clique aqui.


Na Blogosfera Guilherme Werneck, afirma:
Por mais que se saiba da história e já se tenha visto um montão de fotos, ir ao Taj Mahal e ver de perto sua arquitetura soberba, que combina elementos indianos, turcos, persas e islâmicos - eu adoraria saber exatamente que partes do corão estão escritas pelas paredes - é de tirar o fôlego.

Este post é publicado no âmbito do concurso de desenho Maravilh'Arte 21.

1 comentário:

deep disse...

Gosto muito deste monumento, embora nunca tenha tido o privilégio de o visitar, assim como da lenda que lhe está associada. bjs