Avançar para o conteúdo principal

"Ser Estudante"

É motivador ver alguns alunos investir tempo e esforço em actividades da Escola que não lhes são exigidas para avaliação de determinada cadeira do curso.

Exposição de Posters dos alunos

É inspirador assistir à determinação de quem faz do "ser estudante" um investimento profissional e pessoal, em que há espaço, tempo e vontade para estudar e aprender dentro e fora da sala de aula, para participar em congressos, para pertencer ao grupo de teatro ou à tuna...

Grupo de Teatro da Academia

É gratificante incentivar e aplaudir estas iniciativas e o esforço destes alunos porque...

... a Educação é construída cooperativamente,

... todos temos algo a aprender e a ensinar.

Comentários

Ivo disse…
É bem verdade!!
Sempre o acreditei...
pena que muitas vezes, certos estigmas que são colocados, levem muitos a temer algumas actividades!!

Explico: Ser membro de uma associação de estudantes - É um aluno baldas, desinteressado, apenas gosta de andar em manif's e de não fazer nada!! Senti-o na pele... por parte de alguns docentes!!

Mas com alguma determinação... não é nada!!
moika disse…
Eu logo vi que o Ivo pertenceu a uma AE!

:D

Não posso fazer nova licenciatura aí,Rute ?! De qualquer das maneiras, vou ficar desempregada...
Rute disse…
IVO... eu não pertenci à AE mas sei que isso acontecia tanto da parte de profs como de alguns próprios colegas. Na verdade, acho que ainda acontece...

Mas se eu na altura achava que isso não fazia sentido e nem sempre era verdade, agora continuo a pensar assim, mesmo que agora esteja do lado de prof. :)
Rute disse…
MOIKA... apesar de a perspectiva de te ter por aqui ser óptima... preferia que fosse como colega e não como aluna. ;)

Vais ficar desempregada mas vais ver que há-de aparecer uma boa oportunidade para ti... há que acreditar!
Ivo disse…
Eheh.... Lá está!! Nota-se assim tanto Moika?!

Sò peço: Nada do estigma: Membro de uma AE, ou filhinho de papá, membro de um joventude política de direita, ou um membro de um partido de esquerda, revolucionário!!

Nops, fui membro por vontade de fazer algo... Não só da AE, como da associação de estudantes de Economia e Gestão e fui candidato ao pedagógico..... agora podem ver, como alguns docentes viam pessoas como eu?!

Admito que, às vezes me ocupava algum tempo!! E depois eram esses mesmos professores que recusavam que utilizassemos os "beneficios" que tinhamos em ser membros dos mesmos organismos!! Enfim... BONS velhos tempos.... que, não voltam!!

a verdade tb.... é que, os docentes de opinião inversa... também existiam!! "Os Porreiros"... ;)
Rute disse…
IVO, conheço e tenho alunos que pertencem à AE, à Tuna, ao Pedagógico... não acho que sejam baldas e alguns são até dos alunos com melhores notas.

Por isso, acho que esse estigma é injusto. Tal como por vezes existe o estigma de que os profs "porreiros" são uns baldas, o que não é de todo verdade!

Felizmente há alunos e profs que conseguem fazer a distinção, em ambos os casos! Talvez por isso se entendam tão bem. :)

Mensagens populares deste blogue

Mãos à Obra!!!

Quando o pai da I. esteve a explicar-nos "como se fazem casas" (post anterior) ofereceu-nos um presente! Vejam só...
Os tijolos, as telhas... tudo em miniatura mas em tijolo! O "cimento", a pá de pedreiro... É o máximo, não acham? Agora só faltava pôr "MÃOS À OBRA"! Foi o que fizémos! Depois de misturar o pó com a água ficámos com cimento e começámos a construir a nossa Quinta. Sim, é uma Quinta e tem um poço e até animais.Tijolo a tijolo a nossa Quinta vai crescendo! É preciso muito trabalho de equipa porque isto da Construção Civil é trabalho pesado!E quando quisermos "mudar de casa" basta pôr esta dentro de água e ficamos com tijolos para construir outra vez! Quando a nossa Quinta estiver pronta estão convidados para uma "visita", fica combinado!

O prazer de cuidar, ver crescer, cozinhar e partilhar

Na nossa horta nós aprendemos a prever, a planear, a observar, a regar e a cuidar, a medir, a contar, a pesquisar, a partilhar, a cooperar... 



(A semear alfaces e couves com um avô.)

(Sensibilização para proteger a horta.)

(Colheita de feijão verde e outros legumes para a nossa sopa.)

 (Cabaz da nossa horta para oferecer ao nossos amigos e parceiros educativos da Junta de Freguesia)

(As batatinhas assadas que estavam uma delícia!)
E na horta há sempre muito para fazer e aprender. E é tão bom!!! (Tão bom que até nos esquecemos de fotografar.)

Yoga e Teatro

Os Girassóis semanalmente fazem prática de Yoga Integral. Atravessamos a estrada do nosso JI e lá estamos nós, numa sala gentilmente cedida por um nosso amigo, a mergulhar no Planeta Mágico dos Animais do Yoga. 


O Yoga também faz parte do nosso quotidiano no jardim de infância, revela-se na forma como nos relacionamos com os outros e com a natureza. E agora também na nossa relação com as Artes. Após uma ida ao teatro, resolvemos fazer a nossa própria peça de teatro, criámos diálogos, escolhemos espaços, adereços e músicas. 

Criámos e recriámos as posturas que conhecemos do yoga, interpretámos pequenas sequências de movimentos de forma adequada e adequada a cada personagem e à temática. 

Estivemos a explorar o conceito de yoga-teatro. 

Convidámos os colegas das outras salas e apresentámos o nosso espetáculo. 

Brevemente iremos apresentá-lo numa sala de teatro, perto de nós. Mais um passo nesta experiência que nos leva a ter mais interesse pelo yoga, pelo teatro e a utilizar progressiv…