Um pedido de uma criança, sustentado pelos colegas: "conta uma história que mete medo". E foi assim que tirei este livro da minha prateleira e o levei para o JI. A atenção, o espanto, o "medo", a alegria... traduziram-ne num "conta outra vez" e outra e outra...
E fomos entrando num mundo que para "nós" ainda era algo desconhecido porque ainda não o tinhamos vivido desta forma e tão intensamente... O recontar da história com muitos pormenores, desenhá-la e construir um livro. Construir um mural, planear e dramatizar a história... pensar que os colegas da outra sala de JI também gostavam de conhecer a história porque gostam de bruxas. Planear o "teatro" (e mais importante: descobrir o que é teatro!).
Escrever uma carta ao nossos amigos e colocá-la debaixo da porta (que entusiasmo!). Ensaiar, fazer os cenários e os adereços (ai o chapéu da bruxa com os bichos!).
Receber uma carta de resposta dos nossos amigos, fazer o teatro para eles, saber que eles também querem fazer um teatro para nós. Continuar a correspondência com a outra sala de JI e ver o teatro que eles fizeram para nós.
Pensar que os pais, avós e os colegas do 1º ceb também iam gostar de ver os teatros das duas salas de JI... agora... fazer convites, continuar a ensaiar e ansiosamente esperar pelo dia em que as famílias entram na biblioteca da nossa escola para ver os teatros das duas salas de JI!
não foi possível disponibilizar as fotos do teatro :(
2 comentários:
Olá!Achei muito interessante teres partido do pedido da criança e teres desenvolvido juntamente com as crianças todo esse projecto em torno do tema "o medo".Muito bom!!tb sou educadora e também trabalho desse modo!bjinho
Essa história é um espanto!
Já conheces a d'"O Papão" é da mesma editora se não estou em erro...
Eles adoram e pedem constantemente para a contar. O suspense, o medo e a expectativa do que vai acontecer a seguir prende-os completamente à história e quando no fim tudo fica bem então é a delícia total. ;)
Enviar um comentário