quinta-feira, março 19, 2009

ah pois... o Magalhães

No JI começamos a perceber cada vez melhor como funcionam estas coisas dos projectos. Na realidade as crianças querem é descobrir e aprender coisas novas, por isso torna-se cada vez mais pertinente apoiá-las também na descoberta de metodologias e ferramentas que as ajudem a encontrar caminhos para responder a essa vontade de aprender.

As formigas do recreio vieram despertar uma curiosidade imensa e também muitas dúvidas. Ainda estamos mesmo a começar... mas foi um começo bom, tranquilo, com muita conversa (e ainda há tão pouco tempo era tão difícil conversar!). As formigas vieram igualmente evidenciar que algumas crianças já fizeram aquisições processuais do trabalho de projecto, imprimindo uma dinâmica cada vez maior ao processo de descoberta do grupo.

Mas os projectos também nos abrem janelas para outras percepções e concepções das crianças.

O computador está há pouco tempo na nossa sala e não temos internet mas durante a conversa inicial sobre como e onde poderiamos saber mais sobre formigas, referi que podiamos ir à internet (assim a modos de quem não tem a certeza se está a ser entendida). A sugestão foi aceite com entusiasmo e respectivos esclarecimentos... "sim. Aquela coisinha assim pequenina" (R.), mas que se calhar... "é um bocadinho maior e que está no Magalhães" (M.).

Ah pois... o Magalhães dos irmãos que anda lá por casa! O Magalhães tem sido alvo dos comentários entre as crianças da nossa sala: "a minha mãe vai hoje buscar o Magalhães". Bem... já sabemos onde há internet e como ela é. Agora vamos aprender para que serve e como usar mas... terá de ser no "Magalhães" (leia-se portátil) da Rute... que o Sócrates ainda não nos deu nenhum para a sala! lol

2 comentários:

Pitanga Doce disse...

Ó Zé, traz lá o Magalhães à sala da Rute se fazfavori. hehehehe

Rute de Moura disse...

PITANGA: lol Agora fizeste-me rir!! beijinhos

Descobrindo a Arquitetura no Jardim de Infância (Do Baixo Alentejo até ao Louvre)

Explorar materiais, construir conceitos e descobrir a arquitetura! Duas crianças colocavam e retiravam peças e outras por vezes caíam. Const...