domingo, outubro 18, 2009

nature kindergarten


Também designado de wooden kindergarten ou forest kindergarten, é um recente tipo de educação pré-escolar, para crianças entre os 3 e os 6 anos de idade, quase exclusivamente no exterior independentemente das condições meteorológicas. (ler mais aqui)














Para reflectir sobre a aprendizagem activa, o ambiente educativo, o papel do educador e muito mais.


Para conhecer melhor e ver mais foto aqui e aqui.

9 comentários:

Nana disse...

Parabéns pelo blog! Gostei muito!
Já agora deixo aqui também o meu. Espero que goste!
http://omundoedospequenitos.blogspot.com/

rute moura disse...

NANA: Seja bem-vinda ao Jardim das Cores. Obrigada pela visita e pelo comentário.

Jardim de Monserrate disse...

É engraçado que esta semana a propósito de um seminário que eu e a Juca vamos fazer na ESE li um artigo sobre a filosofia subjacente a wooden kindergarten.
Achei-lhe graça
Fico contente pelo regresso
bjs Graça

Joana disse...

Confesso que é uma das coisas que mais me custa na escola de R., a falta de um espaço exterior com terra e verde, e a saida ao exterior quando começa a chuva e o frio... mas cá temos uma cultura de medo do frio, da chuva e das correntes de ar que impede o total usufruto do exterior. Felizmente, temos disponibilidade para colmatar a falta da escola com muitas idas ao jardim!!!

rute moura disse...

GRAÇA: :) Haja coincidências!!

rute moura disse...

JOANA: Temos realmente a cultura do medo do frio e os nossos jardins de infância têm, na sua maioria, espaços exteriores muito deficitários. No entanto, se estivermos sensibilizados podemos e devemos, pais e educadores, colmatar essa falha de contacto com a natureza e as aprendizagens que elas proporcionam. Para além da diversão, claro!!

Carla disse...

A ideia é boa...mas aqui não sei se pega...
Bjs

rute moura disse...

CARLA: pois... mas pelo menos, é bom conhecer as ideias e experiências dos outros e pode ser que assim se fique mais sensibilizado para alguns aspectos, não é?!

bjs

disse...

Olha Ru lá naquele fantástico país onde vivi...sabes??? Era assim, os putos passavam o dia a explorar a natureza e lá chovia MUITO, nevava MUITO e "ventava" (havia vento) MUITO...e Eles, tal como os das fotos, andavam emoldurados em impermeáveis florescentes, mas altamente envolvidos nas actividades. Era outro mundo...que saudades...
Ah já agora tou a pós-graduar....lol
hug