quinta-feira, julho 09, 2009

meu, só meu e todo meu

Uma Mimi (que não é bruxa!) trouxe-me um exemplar destes em "tamanho xl" absolutamente delicioso, mas vou ter que esperar até ao início do próximo ano lectivo (se for colocada!!!) para o poder partilhar com as crianças.


segunda-feira, julho 06, 2009

eBug


Pondo fim à série de bugs dos últimos posts, fica este para assinalar o início de um novo desafio e o convite a todos para passar por aqui e descobrir porque andam tantos bugs neste jardim. O Bug original está nesta imagem:

E quem por lá passar (ou ligar) provavelmente também me encontrará!



quinta-feira, julho 02, 2009

Mais uma vez...são as pespectivas


Na reunião de pais, depois da reflexão e da apresentação do ppt:

E.E.- Não esperava terminar assim o ano, pois não?!
Eu - Hummm... Não esperava era aquele inicio de ano!

... sem auxiliar de acção educativa durante os primeiros dois meses, 5 auxiliares passaram pelo grupo de crianças e a minha assiduidade foi de 100% (doente ou não, lá estive!)..

O ano está a chegar ao fim (ainda estamos com 1 ou 2 meninos) e a persistência conquistou muitas aprendizagens para todos!!

Este sim era o final de ano que eu esperava! uff...

Bug 2


Assustador?! Só às vezes...


domingo, junho 28, 2009

lamentações?!

Depois da avaria do telemóvel chegou a avaria do carro. E a seguir... a avaria da carteira?!!


terça-feira, junho 23, 2009

Acorda!!! Acorda!!!


Lembram-se daquele toque de telemóvel cuja publicidade irritante passava constantemente na tv há uns tempos atrás?!Agora fazia-me mesmo falta!!!!

Podia ser que as pálpebras não se fechassem enquanto tento trabalhar ou simplesmente falar com as pessoas.

Não fui picada pela mosca tsé-tsé... mas os medicamentos que estou a tomar por causa da reacção alérgica ao insecto que me picou e ao medicamento que era suposto curar, dão-me sono, muito soooooooono.... Acorda!!! ACORDA!!!

(peço desculpa pela gritaria que tem havido neste jardim nos últimos posts... é o stress de final de ano)

segunda-feira, junho 22, 2009

Oh Inocência!!!

Segunda-feira de trabalho após um fim-de-semana de trabalho. Chego ao JI cedo e entro directamente na sala. Lá fora oiço uma sequência de sons que me fazem pensar "ainda é tão cedo e já se ouve os foguetes do São João!". No corredor da escola oiço: "fechem as janelas. São tiros!".


"Oh Inocência chega o final do ano lectivo e ainda não aprendeste!" - penso eu enquanto volto aos meus afazeres.


sábado, junho 20, 2009

Quer queiras ou não queiras...


... trabalha RUTE!!!!

Esquece que é fim-de-semana. Esquece que está um dia de sol maravilhoso. Esquece que a praia é já aqui ao lado. Esquece que te apetece fazer tudo e mais alguma coisa, excepto aquilo que tens realmente de fazer.... e TRABALHA! Estás a ouvir??!!!

(Esperemos que a mensagem não tenha efeitos secundários ou adversos.
Em caso de persistência dos sintomas, pode ser lida vezes sem conta!)




terça-feira, junho 16, 2009

08/09

Este ano as fitas também são cor-de-rosa, também há pasta e diploma e há ainda a "cartola" tipicamente americana (que não tem este nome mas que eu não me lembro qual é).

Já os alunos... têm menos uns cm e, oficialmente, vão iniciar a escolaridade obrigatória em vez de ingressar a vida activa (ou inactiva devido à actual elevada taxa de desemprego).

Não há viagem de finalistas (e desta vez não foi porque não houve consenso entre Benidorm e Lloret de Mar) nem desfile pelas ruas.

A semana académica é passada com o stress dos preparativos da entrega dos diplomas... e não na tenda?!

Ora esta... eu já a pensar em comprar a pulseira geral para não perder pitada, a pensar nos concertos a que ía assistir e em chegar a casa às 8h da manhã para a seguir ir trabalhar... e afinal não há tenda!!!




sábado, junho 13, 2009

Quando tudo está (des)controlado...


Em passeios encontrei o blogue do ilustrador Daniel Silvestre da Silva, a que já fiz referência aqui. Esta ilustração é dele.

Hoje a ilustração leva-me a estas palavras...

Ambiente controlado... não há sempre uma erva daninha que teimosamente espreita e cresce como que a dizer que nem sempre o que se pensa estar controlado, efectivamente não está?!

Noutro dia, de certo, as palavras seriam outras. Mas a beleza das ilustrações não é esta?! Procuramos nelas algo com que nos identificamos, fazemos leituras de momento que revelam o nosso estado. Parece que li um poema sem palavras que me deixou ser eu a dizer o que estava lá escrito.

E agora é melhor não escrever mais nada porque parece que já nada do que escrevi faz sentido. lol

quarta-feira, junho 10, 2009

À conversa com...


... a ministra da Educação pedi-lhe que me explicasse quais as razões de a Educação Pré-escolar ter um calendário escolar diferente do 1º ceb.

No momento em que ela me ia responder... acordei!!!

Que raio de sonho! Só me faltava andar a sonhar com a ministra!!!

domingo, junho 07, 2009

Big


Só entro na minha antiga escola primária quando é o dia das eleições.
Hoje, quando entrei ao portão os degraus das escadas pareceram mais curtos.
Quando passei a porta da entrada lembrei-me de entrar de mão dada com a minha mãe.
Ao passar pelos corredores vi os trabalhos expostos pelas crianças que frequentam a escola e percebi que não são assim tão diferentes dos que eu fazia há cerca de 25 anos atrás (scary!! por vários motivos).
A minha mesa de voto estava novamente no ginásio que cada vez mais parece ter encolhido substancialmente!
Quando saí sentei-me no muro do recreio... as janelas da minha sala já não são tão altas!!! E já há não tanto espaço para correr ao ponto de deixar cair o pastel de nata que era para comer ao lanche!

Brevemente entrarei novamente na escola e, de certo, a sensação será a mesma: tomei a poção mágica que me fez ficar grande e a escola parece muito mais pequena.

Ao contrário das expectativas, não encontrei nenhum colega para perceber que todos nós crescemos e não foi a escola que encolheu.



Ser Professor de Educação Especial


1º Congresso Internacional
27, 28 e 29 de Novembro de 2009
Pró Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial

Inscrição de trabalho (comunicação oral e poster) aqui
Programa provisório aqui

Philippe Perrenoud, Sérgio Niza, Vitor da Fonseca, João Pedro Gomes... são alguns dos oradores.

quinta-feira, junho 04, 2009

Cool!!!


As "pulgas" são as pessoas que caminham sobre o gigantesco anúncio no chão de um centro comercial em Jacarta.

"Perwanal Saatchi & Saatchi in Jakarta, Indonesia, has taken interactivity and creepy-crawliness to a new, flat level with the creation of this massive œfloor sticker’ in an Jakarta shopping center.
Viewed from the upper levels, the people walking on the ad look disgustingly flea-like, and the scene elicits constant reactions that sound something like yikes!" ver aqui

Dúvida persistente

(uma dúvida que já habita por aqui há algum tempo...)



Quando uma pessoa diz a outra que ela lê demais, não estará a dizer que ela própria lê pouco?!

É que se há tanto para ler e não consigo ler metade daquilo que devia nem 1/3 daquilo que queria... como é possível que se ache que se lê demais?! Lê demais em relação a quem?! A ela própria?! Se considero que leio menos do que queria e devia...fico a imaginar o que lê a(s) outra(s) referida(s) pessoa(s)?!


segunda-feira, junho 01, 2009

Projecto "O Castelo"

Já terminámos o projecto sobre O Castelo. Foram algumas semanas a pesquisar, ler, escrever, desenhar, pintar, recortar, contar descobertas e partilhar aprendizagens. Durante este tempo todo as crianças do 1º ceb deliciavam-se com os avanços do nosso castelo de cartão, que crescia todos os dias mais um bocadinho tal como o entusiasmo das crianças que o faziam.

Como já encontrei o cabo da máquina, já posso partilhar as fotos das fases de construção do Castelo (lol). O registo das descobertas ainda está exposto na sala e depois vai ser construído um livro para todos poderem ver quando quiserem. Numa próxima vez partilho o livro (se não voltar a perder o cabo!!!).


segunda-feira, maio 25, 2009

E quando do outro lado estão....


OVELHAS!!!


O recreio é mais divertido!


E todos querem ficar a observar e falar sobre elas.

Qualquer semelhança com JI do interior do país é pura coincidência.
Estamos às portas de Lisboa
!

domingo, maio 24, 2009

Curtas... sobre autismo



Peter H. Reynolds, autor do livro O Ponto, da Bruaá, realizou esta curta sobre a solidão das crianças autistas e o papel que cada um de nós pode ter na vida dessas crianças. Mais informações sobre a curta aqui.

Para saber mais sobre o livro O Ponto vá ao livro sem folhas (o meu recente blog sobre livros e afins).

Uma questão de inteligência e de oportunidades?!


Uma breve leitura no i leva-me a dois artigos: um de Kátia Catulo e outro de Marta F. Reis.

O primeiro questiona o leitor sobre a inteligência do seu filho e culpabiliza-o por tal, ou seja, apresenta a perspectiva de Chris Woodhead e o seu polémico livro "Desolation of Learning" e as opiniões de vários especialistas portugueses. Ler aqui.

O segundo relata uma entrevista a James Watson em que este explica a "língua que nos dá a estrutura da vida", o ADN, e revela que "não nascemos com oportunidades iguais". Ler aqui.

Polémicas à parte... questiono-me sobre a educação e o seu papel de atenuante das desigualdades sociais... porque as oportunidades educativas e sociais também contam, não?!

quarta-feira, maio 20, 2009

domingo, maio 17, 2009

Se...


eu soubesse onde está o cabo da máquina digital podia mostrar aqui o castelo que estamos a construir no JI e fazer os registos que tenho (tinha) de fazer este fim-de-semana!!! Mas como não é o caso, e já nem sei onde hei-de procurar, estou furiosa comigo mesma porque não tenho emenda e a minha relação com o cabo da máquina digital é sempre assim!!! Onde estás tu quando preciso de ti... lol

quarta-feira, maio 06, 2009

Evidências


Estacionar o carro e sentir a brisa fresca do mar... sabe muito bem no final de um dia de trabalho.

Entrar no supermercado e ver toda a gente de havaianas, calções e toalhinha... só é bom se também nós viemos da praia!

Será que as férias chegaram e ninguém me avisou?!

sábado, maio 02, 2009

Bubisher - O Pássaro que trás a boa sorte

Imagine... um camião cheio de livros que percorre os acampamentos de refugiados no Sahara. Imagine... as crianças a ouvir histórias e a ler os livros.


Gonzalo Moure imaginou, mobilizou as pessoas e pôs em marcha o Bubisher - um Bibliobus que leva livros aos meninos do Sahara.

Descobri um pouco por acaso esta iniciativa no Global Voices e o projecto fascinou-me. Conta com o apoio da Kalandraca, entre outros, e é uma iniciativa de louvar e apoiar (voluntariado ou donativos). Pode saber mais aqui e aqui. E não deixe de ver o video!



EL PAJARO QUE TRAE LA BUENA SUERTE from Irene Bailo on Vimeo.

quarta-feira, abril 29, 2009

terça-feira, abril 28, 2009

De janela...

De janela aberta para outras, conversa puxa conversa e não fiz o trabalho que devia ter feito. Além disso, e apesar de não termos "lavado a roupa suja", tenho que ir estender a roupa que a máquina lavou enquanto eu estive na conversa!! E as tecnologias (que já não são novas) dão espaço às conversas que outrora aconteciam, entre o sabão e a água fria, no tanque comunitário. Conversa da boa para voltar a repetir, numa janela à distância de um clic!!!

domingo, abril 26, 2009

World Builder

"A strange man builds a world using holographic tools for the woman he loves."

Via Bibliotequices fiquei a conhecer a mais recente curta-metragem de Bruce Banit. Demorou um dia a ser filmada e dois anos a ser editada e é um exemplo de produções que ganham noteoriedade na web. Simplesmente maravilhosa pela mensagem, pela produção e por todos os detalhes, World Builder (Criador de Mundos) acabou de conquistar mais uma fã.


World Builder from Bruce Branit on Vimeo.

Mais informações e detalhes aqui

sexta-feira, abril 24, 2009

Diário da Conferência Nacional de Educação de Infância


Dia 2

Mais um dia recheado de Comunicações e algum debate com a audiência. Ficam algumas anotações que foram sobejamente referidas por vários intervenientes:

- Importância e urgência de uma Educação de Infância com cobertura da faixa etária dos 0 aos 3 anos e universalidade do acesso dos 0 aos 5 anos;
- EI como garantia de equidade e atenuante das desigualdades sociais;
- Importância das famílias na EI e da articulação entre ciclos;
- Educação não é uma despesa é um investimento!

Projecto «Reach Out and Read» apresentado em Lisboa


A pediatra Perri Klass esteve em Portugal, no âmbito do programa «Ler + Dá Saúde», e explicou como os profissionais de saúde promovem os livros e a leitura nos Estados Unidos da América.

Pode ver o vídeo aqui


quinta-feira, abril 23, 2009

Diário da Conferência Nacional de Educação de Infância

Dia 1

A Comunicação da Chris Pascal prendeu a minha atenção. É bom ouvir falar uma pessoa da qual já se conhece uma boa parte da sua obra e não ficar desiludida.


A Apresentação de alguns Estudos de Caso EEL/DQP foi interessante. Estava curiosa por conhecer um pouco mais sobre os outros estudos de caso a nível nacional. O da ESE de Viseu obviamente já conhecia bem pois estive envolvida na sua execução.

Diário da Conferência Nacional de Educação de Infância

A Ministra da Educação esteve presente na abertura e anunciou que o Plano Nacional de Leitura vai ser alargado ao pré-escolar no próximo ano lectivo e divulgou o projecto “Crescer e Ler”, a desenvolver nos centros de saúde e hospitais pediátricos. Ver notícia no Público.


A ministra referiu ainda que "o governo pretende proporcionar às famílias mais carenciadas a frequência gratuita de um ano de pré-escolar". Ver notícia no Público.

quarta-feira, abril 22, 2009

Amanhã...

... e no dia a seguir (23 e 24 de Abril), na Fundação Calouste Gulbenkian.


"Durante os dois dias de trabalho, serão abordadas as temáticas centrais Qualidade na Educação de Infância e Currículo e Avaliação, contando-se com a participação de especialistas de diferentes áreas e conferencistas nacionais e estrangeiros." Programa


Quem não tem oportunidade de ir, pode assistir à transmissão em directo, por videofusão, através do endereço:
http://www.videodifusao.dgidc.min-edu.pt/.


Hoje...


Recebi mais notícias de uma das minhas primeiras alunas da Licenciatura em Educação de Infância. Conseguiu emprego! Fiquei feliz, claro! E soube bem ouvi-la falar sobre a entrevista e a importância que foi dada ao facto de ter trabalhado por projecto durante o estágio. É por estas e por outras que temos de continuar a acreditar: "Yes, we can!" (como diria alguém!!).

Ontem...

Foi o dia da primeira observação de aula. Invariavelmente lembrei-me dos tempos em que fui Orientadora de Prática Pedagógica (PP)...
... dos desabafos das alunas sobre as planificações e o tempo que demoravam a definir objectivos
... dos nervos quando lhes dizia que as ia observar essa semana
... no livro que caiu das mãos de uma delas quando me viu passar do lado de fora da janela
... da procura de um olhar aprovativo ou de uma expressão reveladora no meu rosto


Lembrei-me também de quanto foram desconfortáveis as primeiras observações que fiz como Orientadora de PP: o nervoso miudinho de estar num espaço que não é o nosso, de ter que observar e avaliar práticas.


Curiosamente ontem não estava nervosa e não deixei cair o livro que tinha na mão quando a minha avaliadora entrou e eu estava a ler uma história às crianças. Foi um misto de sensações e memórias de estagiária, orientadora de PP e educadora de infância num processo de avaliação de desempenho. O novelo inconsciente foi de tal ordem que quando estava a falar da observação, referi-me à minha colega como orientadora!!! lol


Avaliar e ser avaliado não é tarefa fácil nem simplista. É uma tarefa necessária para a promoção da qualidade em educação de infância, independentemente de concordarmos ou não com o modelo actual de avaliação. Se a avaliação for assente num espírito de partilha e aprendizagem, então gera o envolvimento e a reflexão necessários para a Qualidade. E Qualidade todos nós queremos para a nossa prática! Certo?!

terça-feira, abril 21, 2009

Há uns dias atrás...

O Jardim das Cores fez 3 anos. Como o pc me fez uma partida, não houve post de celebração! lol
Mas a jeito de flashback, aqui ficam algumas memórias de 3 anos na blogosfera:

Abril 2006
O Jardim das Cores começou por ser um portefolio do trabalho de uma educadora em jardim-de-infância

Setembro 2006
O Jardim das Cores muda-se de armas e bagagens para a "casa branca no meio da serra"
e passa a ser um blogue de uma educadora de infância no Ensino Superior


Setembro 2007
Da janela vê-se agora o Castelo mas o Jardim das Cores continua por terras do Douro e a investir na Educação de Infância

Fevereiro 2008
No Jardim das Cores fala-se de mais uma Comunicação, desta vez no CIEC (Braga)

Setembro 2008
Na casa junto à praia, o Jardim das Cores regressa às origens... ao jardim-de-infância

Abril 2009
O Jardim das Cores continua na blogosfera, juntando as pedrinhas e construindo um caminho... o caminho de quem se senta em frente a este portatil e que, onde quer que esteja, escreve e toma decisões sobre a vida


Obrigada a quem me acompanha neste Jardim das Cores e constrói também este caminho desse lado do pc.

domingo, abril 19, 2009

De novo com...

portátil e internet!!!

Quando estamos uns dias sem eles, já sentimos a sua falta!!!

(a foto não é actual mas o sentimento é!!)

quinta-feira, abril 09, 2009

Criatividade nas escolas (ou a falta dela)

Às vezes parece que há coisas que chegam até nós e se articulam com o que andamos para aqui a pensar, reflectir, debater... mesmo que seja interiormente.

Enquanto leio o livro do Daniel H. Pink, recebo o mail de uma colega. "Escolas matam a criatividade?". Lá segui o link até ao YouTube e... hummm... muito interessante.

Vou visitar o José Manuel Azevedo e não é que está a Aprender e Ensinar "Sobre o Erro, as cabeças andantes, a inflação dos diplomas e a morte da criatividade". Já não vi o vídeo mas segui as sugestões de sites.

Uma vez que parece que estou a ser seguida pela criatividade (ou falta dela) e como gostei de ouvir Ken Robinson, partilho o video com quem passa por aqui.

quarta-feira, abril 08, 2009

F. e eu...


O F. estava no computador. Eu estava numa mesa perto dele a arrumar os portefolios. Na sala estavamos apenas os dois , cada um envolvido na sua tarefa mas não alheios ao que cada um fazia (última semana de aulas tem destas coisas).

Sem desviar o olhar do ecrã pergunta-me: "o que é para fazer aqui?". Manuseava o rato habilmente colocando-o em cima das palavras e das imagens. Acedendo aos signos a que ele ainda não consegue aceder, li "glossário". Pensei em como explicar-lhe, em meia dúzia de palavras, o "que era para fazer".

Olhando para o ecrã e com as mãos ocupadas nas folhas, disse-lhe qualquer coisa como: "aí é para explicar, aos meninos que já sabem ler, o que as palavras querem dizer" (rica explicação, senhora educadora!!).

E os meus olhos voltaram a ocupar-se da mesma tarefa a que as mãos se dedicavam. Mas os ouvidos continuaram ocupados pela tarefa do F. e fizeram mais uma vez com que eu desviasse o olhar e a atenção para a sua tarefa.

Correndo o rato, da esquerda para a direita, pelas palavras marcadas a cores dizia: "blue - azul; yellow - amarelo". Depois levou o rato ao símbolo que conhecia e que permitia aceder a outra parte do jogo. Eu sorri, as minhas mãos e olhos voltaram a ocupar-se da tarefa que estava a fazer mas o pensamento estava ainda com o F. e no que acabara de observar.

Posso não lhe ter proporcionado a devida atenção nem sequer ter fornecido a melhor resposta (e eu estava a "culpar-me" por isso quando o ouvi falar), mas depois percebi que tínhamos partilhado um momento excepcionalmente "caseiro" e cúmplice por estarmos só os dois no JI (habitualmente: 25). Percebi que nem sempre há as respostas certas, que por vezes a melhor atenção não é aquela em que estamos "em cima" das crianças e que é bom darmos espaço para que eles dêem a sua interpretação das coisas e assim ficarmos a conhecê-los melhor. Mas, mesmo assim, continuo a achar que lhe devia ter dado outro tipo de resposta e atenção... nobody is perfect...

O Gato de Uppsala

É o novo romance (para todas as idades) de Cristina Carvalho, editado pela Sextante. Uma sugestão de leitura que chegou até mim via mail do Jardim das Cores.


Confesso que me despertou o interesse e a vontade de o manusear: olhar de perto a capa ilustrada pela Danuta e ler o início do livro, como sempre faço após ter lido a contra-capa (neste caso li o blogue do livro).


Neste preciso momento gostava de ser uma espécie de Marcelo Rebelo de Sousa, com todos aqueles imensos livros que pode ler e opinar de forma mais ou menos descontraída. Uma vez que não é o caso, deixo a proposta de leiura e o convite, aos que já leram o livro, para partilharem as vossas opiniões sobre o mesmo. Se tiverem outras sugestões de leitura também o podem fazer nos comentários ou via mail (na barra lateral).

Pode conhecer a autora aqui e ler a crítica ao livro aqui.

terça-feira, abril 07, 2009

Novas leituras

Chamou a minha atenção por este parágrafo:

"o futuro pertence a um tipo diferente de pessoas, com uma nova inteligência: os designers, os inventores, os professores, os contadores de histórias - indivíduos criativos e empáticos, cujo raciocínio privilegia o lado direito do cérebro. É essa capacidade que marca hoje a diferença entre êxito e o fracasso".

E passo a explicar:

Professora fui e educadora sou. Gosto de pensar que sou contadora de histórias desde criança. Acho que o meu cérebro às vezes anda um pouco baralhado sem saber qual hemisfério deve usar mais vezes. A parte do êxito cativa-me mais do que a do fracasso e já tinha percebido que criatividade é um bem muito precioso hoje em dia.

Achei que eram algumas boas razões para o livro me interessar até porque não é um tipo de leitura que habitualmente faça. Agora que o estou a ler acho que veio apoiar a leitura que tenho vindo a fazer do mundo há já algum tempo.

Leia mais aqui, aqui ou aqui

Ciências divertidas: Magnetismo

Esta semana as ciências regressaram aos Jardins de Infância. Das hipóteses ao factos... prever, experimentar e registar é um processo colabo...